PET CIVIL UFRJ

O grupo PET Civil - UFRJ

*Conteúdo Recuperado do antigo website PET


O grupo PET Civil – UFRJ, situado no Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio-Ambiente (Programa de Engenharia Civil – COPPE/Recursos Hídricos), foi implantado em março de 1988. Desde o seu início, idealizou-se a composição do grupo PET com estudantes predominantemente de engenharia civil, o que tem sido mantido. No entanto, percebeu-se também, desde o momento de sua implementação, a importância de se contar com a presença de estudantes de outros cursos da UFRJ como parte integrante do grupo. É por essa razão que, ao longo da sua história, o Grupo PET/CAPES do Laboratório de Hidrologia tem dado oportunidade a estudantes dos cursos de informática, matemática e engenharia eletrônica de fazer parte de um Grupo PET multi-disciplinar.

Esse conjunto de alunos oriundos de diferentes cursos proporciona uma valiosa troca de experiências reconhecida pelos alunos e professores que participam do programa. A história de sucesso do grupo baseia-se também no fato de contar com uma composição multidisciplinar, onde, predominam, em função do Grupo PET estar vinculado ao Curso de graduação de Engenharia Civil, alunos de engenharia civil. Os processos seletivos tem procurado manter essa composição multidisciplinar.

É importante destacar o sucesso do grupo ao longo do tempo com a formação de profissionais qualificados, que tem reconhecido a importância da experiência pela qual passaram. Essas profissionais, outrora estudantes, sempre quando voltam ao ambiente do Laboratório recordam com saudades a sua passagem pelo grupo PET. Alguns continuam a frequentar o Laboratório e outros são convidados a dar palestras sobre as áreas em que agora atuam, de forma que haja uma continuidade entre as antigas e novas gerações petianas (Vide seção ex-integrantes).

A visão estratégica concebida para o Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio-Ambiente que vem sendo desenvolvida/implantada a partir de 1998, onde o Grupo PET desempenha papel relevante, é Organização e Ambiente. Essa temática abriga questões que vão desde modelos diversos da área de recursos hídricos, passando pelo gerenciamento de recursos hídricos, até a forma como as organizações surgem, desenvolvem-se e estruturam-se de acordo com seus objetivos e relacionamentos com o Ambiente, seja na esfera pública ou privada. Adicionalmente, oportuniza-se a discussão do papel da Universidade nos tempos atuais, bem como estimula-se o desenvolvimento da cidadania por parte dos alunos do PET. Essa visão pareceu-nos extremamente adequada para a criação de novos impulsos e novas idéias que poderão vir a balizar a nossa sociedade nos últimos anos desse século e no próximo milênio. Estaremos dentro desse contexto procurando organizar uma agenda de atividades/debates/projetos/eventos e, se possível, a edição de algum informativo/revista sobre os avanços que se consigam nessas pesquisas/discussões.

A colocação dessa visão estratégica procura realçar a importância do desenvolvimento de novos talentos e lideranças, com vistas a criar novas perspetivas de mercado. O pessoal a ser formado pela Universidade não deve contentar-se simplesmente com a expectativa passiva de um emprego em um mercado já estabelecido. O grande desafio, que vai ao encontro dos objetivos do Grupo PET, está em recriar o mercado de trabalho sob novas perspectivas com consequente geração de novos empregos, onde a partir de elementos da conjuntura atual, consiga-se perceber e antecipar-se às novas mudanças.

Em particular, para o ano de 2001, no sentido de dar forma/concretude à visão estratégica de formação do Grupo PET, pretende-se discutir amplamente, de forma multidisciplinar, o PDBG -Programa de Despoluição da Baía de Guanabara . Cabe ainda ressaltar os estudos que estão sendo realizados na bacia do rio Paraíba do Sul pelo Laboratório de Hidrologia, que afetam diretamente a cidade do Rio de Janeiro, uma vez que a maior parte da água provém dessa bacia. Nesse sentido, estaremos dando continuidade às atividades desenvolvidas no ano de 2000 sob a ótica de um PROJETO para o Brasil sob a perspectiva do engenheiro: O Engenheiro do Futuro e o Futuro da Engenharia. Serão levandos em conta aspectos técnicos, setores ambientais do Estado, municípios envolvidos, partidos políticos, setores da economia, bancos de investimento e mídia, entre outros. Finalmente, salienta-se que os trabalhos em desenvolvimento no Laboratório estão aos poucos sendo consolidados no meio científico com a participação do grupo PET.

Atividades realizadas no PET:

As atividades realizadas por nosso grupo são as mais variadas possíveis. Entre elas:
Elaboração de trabalhos técnicos e participação em congressos (muitos fora do Estado do Rio de Janeiro);

Visitas em bibliotecas, livrarias, institutos de pesquisa e centros de cultura;
Organização e participação em seminários, congressos, palestras em geral;
Visitas técnicas à lugares relacionados à nossa profissão; Entre outras diversas.

As palestras com professores convidados por nós não são apenas palestras estritamente técnicas, mas também algumas de caráter geral, que gira em torno de assuntos como Administração, Economia, Estatística, Meio Ambiente, Filosofia Matemática, Biologia, etc. Todas tendo um caráter bem atual e dinâmico, refletindo a multidisciplinaridade (ciência de várias disciplinas) exigida aos profissionais de hoje.

Costumamos realizar reuniões no mínimo uma vez por semana, em um horário adequado à participação de todos os integrantes do grupo.

Nas reuniões é que decidimos nossos rumos e fazemos nosso planejamento.

Venha nos visitar e poderemos falar mais sobre nossas atividades realizadas e sobre nossos planos para o futuro. O PET CIVIL situa-se no Laboratório de Hidrologia da COPPE (Centro de Tecnologia da UFRJ, Bloco I – térreo entre os blocos C e D).